Nuggets de tofu

Ingredientes:
😍 1 peça de tofu firme (depende de quantos nuggets vão ser feitos)
🌾 1 xícara de farinha de trigo
🍞 Farinha de rosca para empanar
😉 Óleo para fritar
🌿 Temperos para a marinada (recomendamos shoyu, gengibre em lascas, orégano, 2 dentes de alho amassados, 1 colher de sopa de azeite, suco de 1/2 limão, páprica defumada e pimenta do reino)

Preparo:
1- Corte a peça de tofu em retângulos do tamanho dos nuggets que você deseja, tendo cuidado para que não sejam muito finos – podem quebrar na marinada ou durante a fritura, porém não muito grossos – pois podem absorver bem os temperos (recomendamos a proporção de um dedo indicador de espessura no corte).
2- Em um pote fundo misture todos os ingredientes da marinada, coloque as peças de tofu, acrescente água até cobrir e deixe de molho para absorver bem o sabor. O ideal é deixar marinando de 5 a 12 horas, quanto mais tempo ficar, mais saboroso o resultado final.
3- Em uma vasilha, coloque a farinha de trigo, acrescente 1 xícara de água, temperos a gosto (recomendamos sal, páprica, cúrcuma e pimenta do reino) e misture até virar um creme homogêneo por onde você deve passar o tofu, depois empaná-los na farinha de rosca e por fim levar para fritar em óleo quente até dourar.

Notas adicionais:
– Para uma versão sem glúten substitua a farinha de trigo por farinha de arroz na massa. No empanamento use farinha de aveia ou linhaça;
– Os nuggets podem ser congelados;
– Também podem ser feitos assados em uma assadeira untada (lembre-se de virá-los);
– A fritura não precisa ser feita em imersão, basta colocar uma quantidade de óleo no fundo da frigideira e virar até dourarem.

Henrique Noronha Rotterdan

Publicado por Desafio Vegetariano Brasil

desafiovegetariano.com.br

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